VEREADORES ESCOLHEM NOVO PRESIDENTE DA UNIÃO DAS CÂMARAS DE MS EM ELEIÇÃO TENSA
- Redação
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Clima acirrado e acusações marcam votação em Campo Grande
A eleição para a presidência da UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul) começou com tensão nesta quarta-feira (2), em Campo Grande. Com participação de representantes de menos da metade das 79 Câmaras Municipais do Estado – apenas aqueles em dia com a entidade –, a disputa coloca frente a frente o atual presidente, Jeovani Vieira dos Santos (PSDB), vereador de Jateí há mais de 40 anos, e o vereador de Dourados Daniel Júnior (PP), reeleito em 2024.

O clima ficou acirrado já no início da votação. Jeovani acusou a comissão eleitoral de impor um "voto de cabresto", alegando que o sistema de identificação dos participantes restringiria a liberdade de escolha. "Isso é uma ditadura, tirando o direito de livre decisão dos vereadores", afirmou. Já Daniel Júnior evitou polêmicas e defendeu uma gestão de união: "É hora da renovação. Visitamos os 31 municípios aptos e, se vencermos, trabalharemos para integrar todo o Estado".
A eleição mobiliza influentes nomes da política sul-mato-grossense. O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), atual presidente estadual do partido, declarou apoio a Daniel Júnior. Já o tenente Portela (PL), suplente da senadora Tereza Cristina (PP), acompanha a votação pessoalmente, evidenciando o peso da disputa.
Fundada em 1997 pelo então presidente da Câmara de Dourados, Raufi Marques – que também foi o primeiro líder da entidade –, a UCVMS tem atualmente 403 vereadores habilitados a votar. O resultado deve ser divulgado ainda nesta quarta-feira.
Com informações da assessoria da UCVMS
Comments