Aprovação do Governo Lula Cai para 24%, pior marca historica
- Redação
- 14 de fev.
- 2 min de leitura
Queda de 11 pontos acende alerta no Planalto
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para 24%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). O levantamento, realizado entre os dias 11 e 12 de fevereiro, ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa mostra uma queda significativa de 11 pontos percentuais em relação ao último levantamento, realizado em dezembro de 2024, quando a gestão Lula era considerada ótima ou boa por 35% da população.
Enquanto isso, a reprovação do governo subiu para 41%, ante 34% em dezembro. Já o percentual de brasileiros que avaliam a administração como regular oscilou de 29% para 32%.
Comparação com Bolsonaro
No mesmo período de seu mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha um índice de reprovação semelhante ao de Lula: 40% consideravam sua gestão ruim ou péssima, enquanto 31% avaliavam como ótima ou boa.
Impacto na Base Eleitoral
O levantamento aponta que a maior queda de aprovação ocorreu entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos. Em dezembro, 44% deste grupo aprovavam o governo, número que agora caiu para 29%. A margem de erro neste segmento específico é de três pontos percentuais.
Crise e Estratégia para Reação
Segundo fontes do governo, a pesquisa foi recebida no Palácio do Planalto como uma “bomba atômica”. Entre os principais fatores apontados para a queda estão o aumento dos preços dos alimentos, a alta do dólar e o impacto negativo da chamada "crise do Pix".
Assessores do presidente avaliam que a gestão enfrenta uma crise de comunicação, e que as mudanças feitas recentemente nessa área ainda não tiveram tempo para surtir efeito.
Para tentar reverter a queda na aprovação, o governo deve intensificar a agenda de entregas de programas sociais e reforçar anúncios voltados para áreas prioritárias.
Fonte DATAFOLHA
תגובות